Terapia Cognitivo Comportamental 

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem psicológica que, fundamentada em evidências científicas, busca compreender e intervir na inter-relação entre pensamentos, emoções e padrões de comportamento

O objetivo da TCC é capacitar o sujeito para identificar e modificar os processos cognitivos e comportamentais que contribuem para o seu sofrimento, promovendo autonomia através da flexibilização do sistema de crenças e aquisição de estratégias de enfrentamento funcionais aos desafios que se apresentam em seu cotidiano.

Além do suporte clínico tradicional, a Terapia Cognitivo-Comportamental se alinha às neurociências, o que permite a estruturação de propostas de intervenção que contemplem o modo de funcionamento cognitivo do indivíduo. 

Sua natureza estruturada, previsível e voltada para a resolução de problemas oferece o suporte necessário para o desenvolvimento de competências de autorregulação e o aprimoramento das funções executivas. Em função disso, esse modelo terapêutico tem sido amplamente indicado para o acompanhamento psicológico de pessoas neurodivergentes (Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades/Superdotação, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, etc.).


O Trabalho com Crianças e Adolescentes

No atendimento ao público infanto-juvenil, essa proposta terapêutica ganha contornos específicos e dinâmicos: o processo envolve a participação ativa das famílias e a introdução de recursos psicoeducativos — como jogos, materiais visuais e personagens — além de intervenções lúdicas rigorosamente fundamentadas nos princípios da TCC.

Tais intervenções tem como objetivo principal traduzir conceitos abstratos em estratégias visuais e construir, junto ao indivíduo e seus cuidadores, mudanças no ambiente e rotinas alinhadas às suas dificuldades, potencialidades e necessidades. 

Com isso, a TCC minimiza a sobrecarga cognitiva, favorece a generalização de habilidades sociais e adaptativas, promove o desenvolvimento da autonomia e facilita a aquisição de novas habilidades para que a criança ou adolescente possa lidar com os desafios cotidianos de maneira mais consciente e funcional.


Como funciona o processo de psicoterapia?