Avaliação Neuropsicológica

A Avaliação Neuropsicológica (ANP) é um processo investigativo que tem por objetivo compreender como padrões cognitivos, comportamentais e socioemocionais interferem no modo como agimos, pensamos e funcionamos em nosso dia a dia. 

Através da ANP, por exemplo, nós podemos compreender se uma criança realmente enfrenta prejuízos na capacidade de sustentar a atenção ou se ela apenas demonstra pouco interesse nas atividades que estão sendo propostas em sala de aula. 

A coleta de dados padronizados nos permite analisar, com rigor científico, o desenvolvimento da criança e do adolescente, mapeando possíveis dificuldades e potencialidades e, a partir disso, propor intervenções terapêuticas, familiares e pedagógicas que favoreçam a promoção de maior autonomia e qualidade de vida.


Quantos atendimentos são necessários?

Em geral, fazemos pacotes de 07 atendimentos:

a) 01 sessão de anamnese;

b) 05 sessões para aplicação de testes, questionários e observação clínica;

c) 01 sessão devolutiva, com a entrega da versão física e discussão do laudo neuropsicológico.

- No caso de crianças e adolescentes, as sessões de anamnese e devolutiva deverão ser realizadas na presença de seus cuidadores;

- Durante o processo de avaliação neuropsicológica, poderá ser solicitada a realização de uma reunião com a equipe pedagógica e/ou terapêutica que acompanha o sujeito em processo avaliativo.


Qual a frequência dos atendimentos?

Os encontros são semanais, apresentando 50 minutos de duração cada. Havendo disponibilidade, os atendimentos também poderão ser realizados 02 vezes por semana. 


Como são os atendimentos?

Os atendimentos são individuais, sendo compostos por momentos de diálogo, intervenção lúdica e aplicação de testes para a avaliação do perfil cognitivo e de aprendizagem do sujeito.

Todas as atividades realizadas tem natureza avaliativa.


Como é estruturado o laudo neuropsicológico?

Ao final do processo avaliativo, será disponibilizada uma versão digital e impressa do laudo psicológico - documento resultante do processo de avaliação neuropsicológica.

No documento, estarão descritas as seguintes informações:

a) Dados coletados na entrevista de anamnese;

b) Os aspectos comportamentais observados ao longo das sessões;

c) O resultado e explicação relativa a todos os instrumentos aplicados;

d) A conclusão do processo investigativo, com indicação do perfil neuropsicológico do sujeito e a impressão diagnóstica (caso se faça necessário pensá-la);

e) Encaminhamentos clínicos;

f) Sugestões a serem implementadas no ambiente doméstico, assim como materiais em vídeo e livros que abordem as principais demandas do sujeito;

g) No caso de crianças e adolescentes, sugestões à equipe pedagógica para assegurar a inclusão escolar.